A Unitevê foi criada originariamente como um canal de televisão a cabo gerido pela Universidade Federal Fluminense e deu início às suas transmissões no mês de dezembro de 2000 a partir do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), com o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da operadora da TV a cabo, nas cidades de Niterói e São Gonçalo. Com a suspensão das atividades da operadora responsável pela distribuição do sinal, seu conteúdo é atualmente disponibilizado através do YouTube e redes sociais. Em 2019 a Unitevê voltou a fazer parte da estrutura da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da Universidade Federal Fluminense.

A missão da Unitevê é a produção de projetos audiovisuais com características educativas, culturais, científicas e informativas, que divulguem as ações da universidade e sua diversidade cultural e social. Desta forma, a Unitevê apresenta uma programação diversificada, formada por produções autorais, além de parcerias com diversos setores da UFF e a comunidade externa, entre os quais estão associações, universidades e membros da comunidade. Seus projetos contemplam a divulgação do ensino, pesquisa e extensão.

producao.uniteve.scs@id.uff.br
Rua Presidente Pedreira, 62 – Ingá – Niterói